quarta-feira, 7 de maio de 2008

Nota sobre o sindicato - contribuição da Areta.

Olá todos,
esta mensagem diz respeito a constituição do nosso sindicato e sem exagero digo que provavelmente é a mensagem mais importtante da vida de vocês.
Por quê?
- Simples a sua atitude frente a esta mensagem vai determinar o futuro da sua profissão.
Ontem à noite, no dia 05 de maio de 2008, houve uma reunião do SIB-MG (Sindicato dos Bibliotecários e auxiliares de bibliotecas de Minas Gerais). E gostaria de compartilhar os informes e convocá-los para a luta de um sindicato que está ressurgindo.
Somente para contextualizar nosso sindicato foi fundando em fevereiro de 2005 sendo registrado no cartório Jero Oliva desta capital como qualquer pessoa jurídica, contudo no caso dos sindicatos existem dois registros, além do supra citado precisamos nos registrar no MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) por um motivo bem simples - não podem existir dois sindicatos em uma mesma base de território e por isso deve se obter uma carta do Ministério para atuar naquela base. Todos os trâmites legais foram encaminhados, mas esbarramos na burocracia da máquina e na idiossincrasia de alguns funcionários públicos que querem complicar as coisas. Por isso tivemos grande dificuldade no MTE e o processo ainda hoje tramita.
A diretoria inicial, embora deva ser louvada por seu esforço, foi desistindo aos poucos e hoje já está desfeita e com o mandato vencido. Com isso orientados por nosso advogado fizemos uma reunião ontem e instituímos uma junta governativa que vai tocar o sindicato até a eleição de uma nova diretoria. Eu faço parte desta junta e agora, sem receio de desrespeitar a antiga diretoria falo com mais liberdade sobre a nossa luta.
Nosso sindicato já existe e, portanto precisa de todos nós para crescer. Um sindicato organizado significa além de um piso salarial digno para todos nós, um órgão de discussão política que possa enfrentar os desafios para nossa profissão. Em geral as pessoas pouco participam por não terem tempo, mas isso é mentira se você diz que não tem tempo, na verdade está apenas conseguindo uma desculpa para seu descaso com a profissão. Eu trabalho em dois lugares, faço mestrado e tenho participado de todas as discussões. É apenas uma questão de prioridade de vida. Precisamos construir nosso sindicato e isso será feito com a participação de bibliotecários nas assembléias e com a filiação desses profissionais. Em breve marcaremos uma assembléia geral e eu convoco todos os amigos e companheiros para unirmos em prol da nossa profissão. Não existe sindicato sem categoria que se una, especialmente um sindicato que se encontra em formação. COMPAREÇAM ÀS ASSEMBLÉIAS E CONTRIBUAM COM O SINDICATO. A contribuição será descontada em folha ou feitas através de depósito e equivale a 1% do seu salário.
Esse é o primeiro informe, mas em todas as reuniões seguirei passando aàs informações para aqueles que quiserem participar mais de perto podem se inscrever no grupo SIB-MG que fica no site grupo.com.br. Não vou ensinar em detalhes pois estou lidando com bibliotecários quecertamente podem recuperar essa informação com um pé nas costas.
Agradeço a todos pela paciência de ler essa mensagem convocando-os para a luta.

Leonardo Mendes Padilha
Bibliotecário

Nenhum comentário: